Carro quebrado, levar filhos bem cedo à escola, contas se avolumando na mesa para pagamento, telefone que toca, compromissos para cumprir, engarrafamento. A lista é interminável e estressante. Parece que apenas reagimos aos efeitos do mundo moderno.
O nosso tempo vai ficando tão reduzido quanto a nossa paciência.Ao menor gesto o estopim da confusão pode ser aceso.
As vezes achamos que a ansiedade é um fenômeno do nosso tempo. Mas a ansiedade é tão antiga quanto o próprio homem.
Marta é um típico exemplo da nossa reflexão. Num corre - corre enlouquecedor , a discípula percebe mas não dá a atenção ao ilustre visitante em sua casa. Existe tarefas mais urgentes a serem feitas no mundo da cozinha.O mundo de Marta é tão minúsculo,comporta em qualquer cozinha do mundo mas tão gigantesco quanto qualquer preocupação que permitimos tomar o nosso tempo.
A mensagem de Jesus para Marta e para todos aqueles que estão sendo carregados pela ansiedade e preocupação é esta: "Marta, Marta tú estás preocupada e ansiosa como muitas coisas, mas uma só é necessária. Maria escolheu a boa parte que não lhe será tirada." (Lc 10.38-42)
A ansiedade , neste texto dá a idéia de alguém que é arrastada em todas as direções.Marta estava sendo arrastada em todas as direções, e havia esquecido da melhor parte. A melhor parte é estar aos pés de Jesus, ouvindo-lhe, falando com ele.
Não é teoria é prática. Quanto mais tempo eu passo na presença de Jesus vou reagir no decorrer do dia, com o coração mais entupido de preocupações e ansiedades.
Costumo ilustrar esta situação com a seguinte cena. Quando viajo pelas estradas do Brasil, em algumas regiões existem enormes serras e chapadas. Elas parecem tão minúsculas a longa distância, mas a medida que eu me aproximo delas elas são tão gigantescas que a sombra delas toma conta do veículo. Quanto mais próximo eu estiver do Senhor, os problemas parecerão pequenos e meu Deus grandioso. Mas quanto mais distante dele, maior serão os problemas e o meu Deus minúsculo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário