segunda-feira, 25 de maio de 2015

LIÇÕES DO RIBEIRO DE QUERITE 2ª parte


"Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 4 E há de ser que beberás do ribeiro..."1 Rs 17.3


A providência de Deus é algo fantástico. Imagine que a ordem de Deus para Elias, foi: "Esconda-te". Parece estranho, justamente no momento em que Deus começava a usá-lo.


1. AS VEZES DEUS NOS ESCONDE POR UM TEMPO

As vezes fico exausto de tanto ter que explicar para algumas pessoas bem intencionadas, que me perguntam, "irmão por onde andas?" Na verdade, Durante quase cinco anos Deus me "escondeu" de alguns dos "grandes." Deus conhece as nossas limitações.

Mas existe o fator exposição, muitas vezes já presenciei os holofotes "queimando" jovens cantores e pregadores, exposição demasiada. Não estou amaldiçoando o sucesso. Mas quando Deus nos esconde, muitas vezes é para tratar da nossa vaidade, do nosso orgulho. E para que cresçamos para baixo, para alçarmos as alturas, se é assim que ele deseja.

2. DEUS QUER NOS ENSINAR A DEPENDER UNICAMENTE DELE


Elias estava a beira do riacho, bem de fronte ao rio Jordão. Um verdadeiro paradoxo. Por que Deus não fixou Elias junto ao rio Jordão? Nunca despreze o dia das coisas pequenas, meu amigo. Deus vai testando a nossa fé nos pequenos acontecimentos. Você aprende a valorizar o cuidado do Senhor em cada detalhe que se apresenta. Eu sei o que é ficar "invisível" aos olhos dos poderosos, mas debaixo da providência Divina.



(Continua..)





domingo, 24 de maio de 2015

AS LIÇÕES DO RIBEIRO DE QUERITE

"Esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão." (1 Rs 17.1-7)






A um tempo atrás eu estava ministrando num encontro de obreiros, sobre esta narrativa , as experiências que o profeta Elias experimentou a margem de um pequeno córrego. Foi aí que percebi que eu estava ministrando diretamente prá eu mesmo.

Daí entitulei a série : Lições do Ribeiro de Querite. Algumas lições que podemos aprender com a experiência do profeta é que:

1.SÓ PERMANEÇA NUM LOCAL ATÉ ONDE DEUS DETERMINAR

Elias, durante o tempo que permaneceu na direção do Senhor, recebia todos os dias a porção enviada por Deus através de um corvo. Mas ao secar a torrente, ele compreendeu que era o momento de partir noutra direção. Quantas pessoas que se agarram com unhas e dentes, a determinado lugar e mesmo sabendo que as circunstâncias e o vento sopra noutra direção, mesmo assim elas insistem em continuar, para o seu próprio prejuízo de outras pessoas.

Imagine se Elias depois de tanto tempo naquela localidade, após a sequidão do ribeiro, criasse e patenteasse o local como se fora dele? Em Eclesiastes 3, determina que "a tempo para todo o propósito debaixo dos céus." 

O ribeiro de Querite, foi a providência Divina para Elias sobreviver naqueles tempos de seca. Mas , ele não ficou preso a providência, mas sim, no provedor.

2.UM MILAGRE QUEBRA O PROTOCOLO

O milagre veio através de um corvo, ave considerada como imunda pelos padrões da lei mosaica. Não tente entender como acontecerá o milagre, apenas receba. Deus não se sujeita as nossas convenções e regrinhas , ele é Deus e Senhor.

3. ESTEJA ATENTO À DIREÇÃO DE DEUS

Após a sequidão do ribeiro, Elias foi perguntar ao Senhor se ele deveria permanecer no local. Mas a resposta de Deus foi negativa. Deus o encaminhava em direção a Sarepta. Deus tem as suas formas de falar conosco. Muitas vezes é uma porta de trabalho que se fechou, ou um convite recusado. O certo é que Deus fala de muitas maneiras e muitas vezes nas entrelinhas.

domingo, 17 de maio de 2015

ESCOLHAS DEFINEM O NOSSO DESTINO

"Ponho diante de vós a benção e a maldição" (Dt 11.26-28)


Eu ganhei uma linda camiseta da marca smilinguido na estampa estava escrito: ódio, amor, perdão, vingança. E depois vinha em letras gigantes, VOCÊ ESCOLHE O QUE QUER VER! Verdade!  A vida  não vem com o pacote pronto e fechado e sem direito a devolução. Não! 

Todos os dias eu tenho que tomar determinadas decisões e que pelo menos afetará o resto do dia ou do final de semana. Eu moro numa região de chácaras. E como os supermercados são bem distantes. Não faço as compras sem antes consultar esposa minha: "O que está faltando?"  Caso ela esqueça de algum ítem, não podemos fazer mais nada pois a distância é muita longa.

Temos que refletir antes fazermos as nossas escolhas. Sansão, um dos juízes de Israel, antes do seu nascimento, O Senhor havia dito que ele seria o libertador de Israel. Porém deveria cumprir determinadas exigências. Ninguém vence se não lutar conforme as regras.

Sansão sempre fez escolhas erradas, movidas pelas paixões carnais. O homem que Deus havia estabelecido para ser o libertador, teve a opção de escolha. Escolheu o caminho baseado na vista dos olhos.(Jz 14.) Sansão antes de perder a sua visão física já havia perdido a espiritual. 

As escolhas de Sansão levaram-no a terminar os seus dias com os olhos vazados, preso, e virando o bobo da corte dos filisteus.

Sorte dele que ainda teve tempo de se arrepender. Deus deu-lhe um nova oportunidade, mas as consequências do seu erro foram adiante, pagando com a própria vida.

Amigo, enquanto você estiver nesta terra e com vida, a sorte está sendo lançada por Deus em seu favor. Ainda a tempo de você se arrepender dos seus pecados. Porém quando os portais da eternidade se abrirem, não haverá tribunal de apelação, a sua decisão tomada aqui determinará o seu destino eterno com Deus ou sem Deus.


VOCÊ ESCOLHE O QUE QUER VER!


sábado, 16 de maio de 2015

PONTO DE VISTA: A FAMÍLIA SOB ATAQUE

"Deus faz com que o solitário habite em família."


A Família recebe um forte bombardeio da mídia, de leis que tem sido forjadas para destruí- la. A própria indicação de Edson Fachin ao Supremo Tribunal Federal, sofre muita resistência por se declarar em verso e prosa a favor da bigamia, da pensão para a amante num de seus escritos e negados por ele na sabatina do Senado, e desconstrução  do modelo tradicional da família.

Para entendermos que essa guerra não começou agora. Vem desde o Jardim do Éden, o adversário promoveu inveja, e  o primeiro homicídio.

Na década de 60 com a chamada "Revolução Sexual" inicia-se um verdadeiro bombardeio com a ajuda de intelectuais, partidos políticos, da mídia, o movimento "hipie" pregava uma sociedade alternativa, com o consumo de drogas, "sexo livre". Então os pilares que sustentavam a civilização começaram a ser abalados.


As consequências a sociedade sofre , com as drogas, o adultério que já deixou de ser delito na legislação brasileira, as barreiras e marcos da moralidade estão sendo destruidos descaradamente.

Sem falar da inculcação nas crianças e adolescentes nas escolas públicas de revistas pornográficas, apologia das drogas e homossexualismo,e até zoofilia, tudo sob visão da diversidade cultural, e ideologia de gênero.

Qual é o nosso papel enquanto Igreja é resistir. Mas acontece o inverso, algumas Igrejas aceitam pastores que se separaram da família. Lembro-me , que tentei inutilmente durante quatro horas , fazer com que um pastor amigo meu desistisse de sua família. Mas infelizmente, ele me disse o seguinte: "O que Deus ajuntou não separe o homem. Mas, o meu casamento não foi ajuntado por Deus." Eu disse, então o seguinte: "Incrível, é que agora que você descobriu isto. Depois que vocês tem um filho e está esperando outro. Depois de todo o sacrifício que a sua esposa fazia pelo seu ministério?" Sem resultados. Eu ainda oro pela restauração daquele casamento.

Amados pastores, tem uma regra no futebol que diz que a "melhor defesa é o ataque". Quando uma equipe arma esquemas extremamente defensivos, as chances de levar o gol do adversário, são maiores do que se ela jogasse no ataque.

Na reconstrução dos muros de Jerusalém, o governador Neemias dá uma recomendação as famílias: "...e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas." Neemias 4:14b

Os pastores precisam atacar como o ensinamento da Palavra todo o pensamento que combate contra os nossos jovens, os casais e também com intercessão incessante.


Oração: Senhor meu Deus, abençôe cada membro de uma família representada que estiver lendo esta postagem, que a tua unção de harmonia, unidade esteja sobre esta família, para guardá-la e proteger. 





domingo, 10 de maio de 2015

A MÃO QUE EMBALA O BERÇO E ORA: PODE MUDAR O MUNDO


As melhores recordações da minha infância, vem do aconchego, do colo quente de minha mãe. Naquele colo toda a dor, todo o medo passava.

As melhores palestras e seminários que eu já participei, não se comparam ao incentivo motivacional que eu recebi "Meu  filho continue tentando" "Vamos orar e você vai ser aprovado", "Deus vai abrir uma porta, não se preocupe." Minha melhor mentora me ensinou a confiar em Deus, mesmo que o mundo esteja desabando.

Mas,o grande registro de minha memória, era observar a  minha mãe todas as madrugadas, juntamente com o meu pai orando por cada um de nós  e pedindo que Deus nos guardasse e nos desse sabedoria para as decisões que viriam pela frente.

Ana, uma outra mãe da história bíblica, que mudou a sua geração através de suas orações pedindo um filho. Que contraste, quanto muitas mães descartam os seus filhos pelas ruas e até nos esgotos da cidade.
Ana orava em silêncio, mesmo diante da incompreensões do sacerdote, e de Elcana seu esposo. Gemia em silêncio. Uma oração silenciosa de uma mãe é como uma orquestra diante do trono de Deus.( 1 Sm1)

E por que não citar a mulher de Suném, ao presenciar o seu filho, o seu sonho inerte, morto em cima de uma cama. Mas ele não desistiu. Uma mãe verdadeira nunca desiste do seu filho, mesmo "acorrentado" pelas drogas.

Eliseu quando viu a mãe vindo ao seu encontro, pergunta: "Vai bem contigo? vai bem com teu esposo? Vai com teu filho?" Uma pergunta de cortar o coração. Mas que fé tinha aquela mãe. Ela responde: "Vai bem!" A mãe que anda com Deus, sabe que mesmo nas piores circunstâncias, Deus tem uma resposta. (2 Rs 4)





quarta-feira, 6 de maio de 2015

A NOSSA VIDA É UM CONTO LIGEIRO


"Acabam-se os nossos anos como conto ligeiro." (Sl 90.7)

A passagem da nossa vida sobre esta terra é como uma ótima leitura de um livro. No melhor da história, precisamos fechar a página do livro a história acabou.

É impossível reescrever o passado, porém o nosso futuro está intacto aguardando o que iremos escrever. O que você escreve agora irá ressoar na eternidade.

Se começarmos a pensar neste perspectiva, vamos repensar  como vivemos os nossos relacionamentos na família,no ambiente de trabalho e acima de todas as coisas o nosso relacionamento com o Senhor Deus.

A vida de muita gente começará a mudar. Pensar na eternidade neste momento muda as nossas prioridades. Iremos perceber que a materialidade é passageira e que existe uma jornada eterna pela frente com Deus ou sem Deus. 

O filósofo Voltaire, foi um combativo adversário do cristianismo. Em seu leito de morte, ele clamou a Deus para que uma nova oportunidade fosse lhe concedida. A resposta foi NEGATIVA. O seu livro já havia sido preenchido. Agora  a última página foi fechada.

Leitor, Deus está lhe concedendo a oportunidade de fechar a história de sua vida dizendo SIM para Jesus.

"Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si" (Gn 5.21-24).

sábado, 2 de maio de 2015

ENTULHOS NO CORAÇÃO

" Sobre tudo o que se deve guardar guarda o teu coração por que dele procedem as fontes da vida." (Pv 4.23)


Um coração com saúde é a vida do corpo. O pecado tem o poder de destruir não somente as nossas defesas espirituais, mas principalmente as físicas.

A Bíblia registra alguns entulhos que com o passar do tempo eles minam a fonte da nossa inspiração, a nossa comunhão com Deus e os nossos relacionamentos.

Cuidado para que não haja alguma raiz de amargura, que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados”.  (Hb 12.15)


A amargura não tratada vai espalhando as suas ramificaçãos  em igrejas, casamentos, famílias, empresas. O veneno da amargura vai se espalhando através do "disse me disse". O resultado, é que todos poderão ser contaminados pela mágoa.

Igreja, estão sendo geradas debaixo de mágoa. O novo pastor leva consigo toda a bagagem, adquirida na antiga igreja e  que deveria deixar para trás. Cada novo membro, pode ser contaminado.

Vigiemos o nosso coração com toda a segurança como uma fonte. O desejo de satanás é infectar esta fonte com ódio e amargura. Para no final dar o bote e levá-lo para a perdição eterna.

Ande em perdão e arrependimento, pois satanás nunca vai encontrar espaço para entulhar a nossa alma.



sexta-feira, 1 de maio de 2015

PÚLPITO:PICADEIRO OU ALTAR?


Uma certa vez fui pregar num evento de uma Igreja, e nos minutos que antecedia para eu ministrar, um dos pastores auxiliares cochichou no meu ouvido: "Você tem 30 minutos!" "ótimo!! Tinha sido convidado a mais de um mês, dediquei o tempo para o estudo e oração, buscando a inspiração, e uma Palavra de orientação do Senhor. Mesmo sabendo que Deus não precisa de uma hora ou duas para falar à sua Igreja.

Mas penso que se queremos construir uma igreja sadia, a Palavra tem ocupar o centro do culto. O ofício do ministério da pregação encaro com muita seriedade. Porém, nestes últimos dias a Palavra e o Pregador sincero, estão se tornando um artigo raro em nossas igrejas. O "ministério" do entretenimento ocupou o espaço da pregação. A Igreja do século XXI parece-me que está sendo construída sobre a areia. O superficialismo viralizou em nossas reuniões.

A pipoca , o suco, a dança e show rivalizam com a seriedade do culto ao Senhor. Pregador que deseja "ter agenda" precisa incluir elementos do circo em sua pregação. Tem que memorizar alguns chavões e frases de efeito para retornar à Igreja.


"Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz." (Jeremias 6.14; 8.11)

Como pregador temos que colocar o "machado a raíz das árvores", mas infelizmente, alguns preferem que a árvore caia com frutos bons e os maus. Estamos tratando o pecado cancerígeno como algo normal e corriqueiro. O maior juízo de Deus será sobre os mestres da Palavra. Não podemos enganar a Igreja com um discurso falso. "Vendendo uma mercadoria barata."

A cada dia, como pregador, a pregação da Palavra tem sido um fardo pesado. Vou com o coração incendiado pela mensagem, mas encontro "bombeiros" e "palhaços" no caminho. Mas não vou desistir da missão a qual o Senhor depositou em minhas mãos, e que foi a custo de sangue.

Mas deixo um recado aos pastores. Amado, se você deseja levar a Deus muito mais do que números, mas pessoas comprometidas com Deus, e arrependidas. Então trate com respeito a Palavra de Deus.











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...