A Igreja do Senhor no Brasil tem se comportado como uma criança mimada. Mas vem adotando uma postura e um mentalidade imatura por várias razões:
1.A Igreja tem se preocupado mais com a sua auto-afirmação do que em denunciar o pecado.
Prova disso é que li num facebook o depoimento de um dos executivos da Som Livre, leia-se Rede Globo, afirmando: "Já era tempo de reconhecermos a música gospel. Afinal de contas já reconhecemos a música sertaneja, o axé." Vários irmãos aplaudiram a iniciativa. Alguns até diziam que já estavam orando para que isso ocorresse.
A Igreja sente a "necessidade" de ser reconhecida mesmo que isso venha ferir os princípios de Jesus. A síndrome de Laodicéia tem estimulado a nosso liderança a se aliar a opositores históricos do evangelho. "O importante é conquistar os espaços", dizem alguns. O Senhor Jesus nunca afirmou que o aplauso seria uma consequência da mensagem: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas por minha causa” (Mt 5.11,12). A Palavra de Deus deixa bem patente que muitos rejeitarão a Verdade. “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. (2 Tm 4.3,4)
2.A Igreja Não Faz uma Auto-Crítica
A estrada para o engano inicia com a ausência da auto-análise.Quando nos contentamos apenas com os aplausos e não reforçamos as nossas deficiências.A euforia triunfalista é um inimigo sutil e traiçoeiro da Igreja e dos líderes." Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho da boca do Senhor." (Js 9.14). Josué caiu na cilada dos gibeonitas pois não consultar a Deus e fazer uma auto-crítica da situação.
3. A Igreja não aceita correções
A correção de Deus faz parte do crescimento e amadurecimento da igreja.(Hb 12.5-12) Só entendemos a repreensão de nossos pais e por que eles nos corrigiam depois do amadurecimento. Se isto não acontece, é por que não passamos do estágio da imaturidade. A Igreja ou liderança que não aceita correções está fadada ao fracasso espiritual.
Analisemos através da Palavra de Deus e do discernimento espiritual o que está por trás da aproximação da mídia dos nossos arraiais. Uma igreja opositora das práticas mundanas é um perigo para satanás. Mas uma igreja ecumênica, politicamente correta servirá para prepará o caminho para o Anticristo.